10 alimentos que dão mais energia

Abril 19, 2021

Já é de conhecimento geral que nós somos o que comemos. Logo, a alimentação que temos pode deixar-nos doentes, saudáveis, enjoados, energéticos ou outros adjetivos de que se possa lembrar.

Há certos alimentos que, por serem uma grande fonte de energia, não devem faltar nas suas refeições durante o dia. Estes são muitas vezes conhecidos como “superalimentos” e têm vindo a ganhar muita popularidade nos últimos anos.

Quais são então estes alimentos, e porque é que os devo incluir na minha dieta? Reunimos uma lista de 10 que são conhecidos por oferecerem muita energia durante o dia.

  1. Frutos secos

Nozes, amêndoas, avelãs, pinhões, entre outros, são benéficos devido à sua composição de ácidos gordos polinsaturados, que diminuem o mau colesterol e aumentam o bom.

Por possuírem bastante magnésio, os frutos secos têm uma tarefa muito útil na conversão do açúcar em energia. Além disso, são excelentes fontes de proteína, fibra e nutrientes.

  1. Citrinos

Sendo a melhor forma de vitamina C, os citrinos contêm imensas propriedades nutricionais que os tornam quase num medicamento natural. São antioxidantes, facilitam a digestão e atrasam o envelhecimento.

À parte de todos estes benefícios, os citrinos têm também limoneno, elemento conhecido por elevar a quantidade de enzimas que decompõem os carcinogéneos.

  1. Cereais integrais

Os hidratos de carbono podem ser várias vezes demonizados, mas são eles que fornecem 60% da energia que precisamos ao longo do dia. Alimentos como pão integral, aveia e quinoa são muito ricos em fibra, vitaminas e carboidratos complexos.

Demoram mais tempo a digerir, pelo que oferecem uma energia contínua, ao contrário, por exemplo, do pão branco, cuja energia que fornece é apenas momentânea.

  1. Feijão

Esta leguminosa adorada contém um alto teor de fibra, sendo assim um excelente aliado para pessoas que sofrem de diabetes ou de doenças do coração. Uma porção de feijões por dia é suficiente para reduzir o colesterol mau do sangue cerca de 10%.

  1. Peixe azul

Apesar de não ser um peixe de pesca sustentável, a ingestão destes peixes oleosos é muito benéfica para nós. São uma fonte de ácidos gordos ómega-3, ótimos a bloquear a produção de substâncias prejudiciais e inflamações nas articulações.

A sua proteína e ómega-3 são essenciais para o bom funcionamento do coração, da atividade cerebral e da circulação.

  1. Iogurte

Os iogurtes possuem probióticos que ajudam no fortalecimento do sistema imunológico e no aumento dos níveis de energia.

São ótimos para equilibrar a flora intestinal e também previnem as cólicas abdominais.

  1. Banana

Rica em carboidratos, vitaminas, fibras e minerais (como o potássio), a banana previne cãibras e fraqueza muscular. O triptofano presente nesta fruta transforma-se em serotonina quando é absorvido pelo organismo, sendo uma incrível fonte de energia.

  1. Chocolate amargo

O chocolate possui teobromina, semelhante à cafeína, um estimulante que dá energia e melhora o humor. O chocolate amargo é também rico em flavonóides, compostos que fazem bem à saúde do coração e à oxigenação do organismo.

  1. Vegetais com folhas verde-escuras

Este tipo de vegetais (como, por exemplo, a couve), estão repletos de vitaminas, minerais e proteína vegetal. São, assim, incríveis fontes de nutrientes, oferecendo energia.

  1. Chá verde

Por último, mas não menos importante, o chá verde. É uma fonte de cafeína que é considerada termogénica, pois ajuda a acelerar o metabolismo, sendo um bom aliado na queima de calorias e no aumento da energia.

Além disso, possui um aminoácido que ajuda a elevar a produção de dopamina e serotonina, responsáveis pela sensação de felicidade.

São estes os alimentos que a sua dieta deve conter se o seu objetivo for aumentar a energia no dia-a-dia. No entanto, de pouco adiantará se não passar boas noites de sono! Porque dormir bem garante que terá a energia necessária para passar o dia seguinte.

Quer aliar uma alimentação rica em energia com boas noites de sono e ter energia para dar e vender? Fácil! Insira os alimentos mencionados na lista acima na sua dieta, e adquira uma almofada ZZZ Factory. Vai ver que energia não vai faltar!