6 Dicas para um sono revigorante

Dicas Simples para um Sono Revigorante

O sono devia surgir naturalmente, sem esforço. Mas, para muitas pessoas, dormir bem é extremamente difícil. Passamos um terço das nossas vidas a dormir, mas será que dormimos mesmo bem?

Um sono profundo e sem interrupções é um dos maiores presentes que podemos dar ao nosso corpo (e mente também). Depois de uma noite descansada, sentimo-nos frescos, fortes e inspirados, prontos para enfrentar os desafios do dia a dia, e abraçar todos os seus momentos mágicos com energia renovada.

Mas o que podemos fazer, muito concretamente, para melhorar a qualidade do nosso sono? Existem muitas ferramentas à nossa disposição para conseguir dormir melhor. Hábitos saudáveis, como uma boa alimentação e o exercício físico, fazem maravilhas. Estratégias simples fazem toda a diferença. Siga estes passos para dormir como um bebé!

Menos Stress, Mais Sono

Não consegue dormir? Bem vindo ao clube. Neste mundo meio louco, de updates permanentes e em que temos pânico de perder algo importante, a insónia afeta muitas pessoas, independentemente da idade e do género. Pode ser leve ou severa, crónica ou passageira, mas é mais frequente do que pensamos. Claro que uma das maneiras mais fáceis de não conseguir dormir é precisamente preocupar-se com as insónias, mas isso é outra história.

Se muitas vezes sente que tem dificuldade em adormecer e o seu maior sonho é dormir uma noite descansada, uma boa maneira de abordar o problema seria “stress less” (stresse menos). Se depois de tomar todas as precauções (começando por não pensar sequer na possibilidade de uma insónia) ainda tem dificuldade em adormecer, bem, não resista, aceite e deixe-se levar. O sono acabará por aparecer.

Mas felizmente há mais a fazer. Por exemplo, pode adotar estes passos muito simples e criar as condições ideais para um sono reparador e revigorante. Um bom colchão, por exemplo, será um muito bom começo.

Aqui ficam algumas dicas para ajudá-lo a dormir profundamente:

1. Arranje espaço para o sono: de maneira bem prática, criando a atmosfera perfeita à sua volta, o quarto perfeito, que deve ser fresco, sossegado, suavemente iluminado e livre de tecnologias. Desligue quaisquer aparelhos que possam distraí-lo como a televisão, o computador, tablets e telemóveis e todos os aparelhos emissores de luz azul.

2. Tenha tempo para o sono: de preferência, mantendo o mesmo horário todos os dias. É possível que seja um pouco difícil de conseguir – tanto para fazer, tão pouco tempo – mas acredite que esta rotina é mesmo importante. Tente respeitar o seu ritmo circadiano e vá para a cama por volta das 22h. Se for demasiado cedo, pelo menos tente deitar-se todos os dias à mesma hora, mesmo aos fins de semana. Isto irá mantê-lo equilibrado. Deve evitar as sestas, sobretudo no período da tarde, pois podem interferir com a qualidade do sono à noite.

3. Evite os estimulantes antes de se deitar: como a nicotina, a cafeina e o álcool. Estas substâncias perturbam o sono, podem impedi-lo de adormecer ou causar um sono agitado.

4. Coma bem: somos o que comemos e a comida que ingerimos (e o momento em que o fazemos) tem um impacte direto na qualidade do nosso sono. Os especialistas em sono recomendam um jantar leve e evitar refeições pesadas antes de dormir. Cuidado com o açúcar também! Embora todos tenhamos desejos de açúcar ocasionalmente, e muitos de nós adoremos um chocolate depois do jantar ou uma sobremesa, doces a mais podem ter um efeito negativo no sono. Estudos indicam que quanto mais açúcar ingerirmos durante o dia, mais probabilidade teremos de acordar a meio da noite.

5. Faça exercício: está provado que há uma relação direta entre a atividade física e uma melhor qualidade do sono. Vários estudos indicam que as pessoas que fazem exercício dormem melhor e que as pessoas que permanecem sentadas menos de 8 horas por dia afirmam mais facilmente que a sua qualidade de sono é “muito boa”. O exercício também diminui a ansiedade e os sintomas depressivos, causadores de insónias, por isso é sempre benéfico para o sono. Mas há mais: ao contrário do mito que diz que o exercício deve ser evitado antes da hora de dormir, a atividade física é boa a qualquer hora do dia, para dormir melhor. O exercício despoleta um aumento da temperatura corporal, e a descida de temperatura pós-exercício pode até fazer-nos adormecer mais facilmente. Por isso comece a trabalhar esses abdominais e a dar o máximo nos burpees e durma depois!

6. Crie um ritual para a hora de dormir: por exemplo, com meditação, lendo poesia, praticando um Yoga leve (pode deixar as inversões para a manhã seguinte, parece que são ótimas para oxigenar o cérebro), fazendo uma massagem com óleos, usando a aromaterapia para relaxar ou um banho quente e perfumado. A ideia é criar o ambiente perfeito para relaxar, descansar e desfrutar, por isso afaste-se do mundo competitivo das redes socias, dos telejornais sensacionalistas, das imagens violentas e da música “trashy”. Pelo seu sono!

A ciência demonstra-o e os nossos corpos sentem-no: um sono bom e descansado pode fazer muito pela sua saúde física e mental, melhorando muito a sua qualidade de vida. Com pequenos passos muito simples, conseguir esse sono com que sonhamos é mais fácil do que parece. Faça-o e deixe o sonho acontecer!