Aromaterapia para dormir melhor?

Agosto 20, 2021

Sabia que há uma forma muito simples de melhorar as suas noites de sono? É verdade. Chama-se Aromaterapia, e neste artigo vai ficar a saber mais sobre esta pseudociência.

O que é a Aromaterapia?

Essencialmente, é uma técnica focada na utilização de óleos essenciais para fins terapêuticos ou como forma de controlar o corpo, a mente e o espírito.

O olfato é o nosso sentido mais primitivo e está ligado às partes mais profundas do nosso cérebro. Assim, cheirar óleos essenciais terá um efeito dinâmico tanto na mente como no corpo.

Benefícios da Aromaterapia

A Aromaterapia apresenta diversos benefícios, tanto a nível mental como a nível físico, como mencionámos em cima. Alguns destes benefícios envolvem:

  • Alívio dos sintomas da ansiedade, insónia, depressão, asma ou constipação;
  • Promoção do bem-estar;
  • Fortalecimento das defesas do nosso corpo;
  • Otimização do processo de renovação celular.

Aromaterapia e o sono

Existem inúmeros estudos que evidenciam e comprovam a eficácia da Aromaterapia no tratamento dos distúrbios do sono, assim como a existência de uma relação entre esta técnica e a melhoria da qualidade do sono.

Para pessoas que sofrem de insónias, a Aromaterapia terá um efeito calmante, utilizando especialmente óleos essenciais que preenchem esse objetivo, como é o caso do aroma da lavanda.

Como beneficiar da Aromaterapia?

Uma das formas mais comuns de utilização da Aromaterapia é através de difusores, que são facilmente encontrados em diversas lojas de artigos para a casa. Outra forma muito comum é pingar algumas gotas do óleo essencial de eleição na almofada.

Pode até aplicar o óleo na pele antes de ir dormir, dependendo do óleo e da sua composição, podendo haver a necessidade de diluir em água, ou evitar a sua aplicação na pele totalmente.

Quais os melhores óleos essenciais para dormir melhor?

  1. Ylang Ylang

Esta planta promove o alívio da tensão e da ansiedade. Aliado a outros óleos como o de cedro atlas, sândalo amyris, ou gerânio pode ser uma grande ajuda no combate das insónias. Basta diluí-lo em água e fazer uma massagem na pele.

  1. Lavanda

O aroma da lavanda está associado à diminuição da pressão sanguínea e da frequência cardíaca, fatores importantes para uma boa noite de sono. Este pode ser usado num difusor, ou também pingando algumas gotas na almofada.

  1. Bergamota

O óleo de bergamota, também conhecido como aroma de tangerina, desperta a sensação relaxante e é um antidepressivo natural. Ajuda a tranquilizar os pensamentos na hora de ir dormir. Pode ser usado num difusor, pingado na almofada, ou numa massagem. 

Aliados a boas rotinas diárias, uma boa alimentação e a um colchão e uma almofada de qualidade, a Aromaterapia pode ser a técnica de que estava à procura para tornar as suas noites de sono ainda mais perfeitas.