Coma bem durma melhor

Está a caminho da nova mercearia orgânica que acaba de abrir perto de casa, prepara-se para trazer aquelas deliciosas tâmaras Medjool, o Matcha da melhor proveniência, quinoa vermelha, fusilli integrais, vegetais da estação e frutos acabados de colher, trazidos por um produtor local. Mas já pensou que o seu próximo jantar da-horta-para-a-mesa podia ser também o preâmbulo para uma noite descansada?

Aquilo que comemos e a maneira como dormimos estão intimamente ligados. Comer e dormir são amigos tão próximos que uma boa noite de sono pode ter efeitos semelhantes a uma ida ao ginásio (bem, praticamente): segundo um estudo, as mulheres que afirmam dormir bem têm 33 por cento mais probabilidades de atingir os seus objetivos de perda de peso.

Muitos alimentos para além de serem incrivelmente saborosos e saudáveis, são ricos numa variedade imensa de substâncias naturais que o ajudam a relaxar e a adormecer sem esforço. E não estamos a falar propriamente de chá de camomila, não. Embora seja ótimo para relaxar. Como o chá de menta e de gengibre, de resto.

Aqui fica uma lista de ingredientes que não devem faltar na sua despensa se o objetivo é dormir bem:

1. Fibra: é provavelmente o ingrediente mais importante para dormir bem. Estudos demonstram que comer fibras (nos feijões, vegetais, farelo, chia e quinoa) está associado a um sono mais profundo. A fibra é o antídoto #1 contra os desejos de açúcar que podem interferir com a libertação de melatonina.

2. Nozes, amêndoas, etc.: são o melhor snack antes de ir dormir. Estes frutos secos são uma excelente fonte de gordura saudável, e também são ricos em melatonina (em especial as amêndoas e avelãs), a hormona que nos diz que é hora de ir para a cama.

3. Kiwi: é fresco, é uma bomba de nutrientes (vitaminas C, E, serotonina e folato), e pode ajudá-lo a dormir bem! Se costuma ter insónias, comer dois kiwis antes de se deitar pode aumentar a duração do seu sono, fazendo-o ganhar uma hora num mês, segundo um estudo da Universidade de Medicina de Taipei University, em Taiwan. Vai experimentar?

4. Sumo de cereja: literalmente, a cereja no topo da almofada! Cerejas (especialmente as mais ácidas, como as ginjas) são uma excelente fonte de melatonina, que é um indutor natural do sono.

5. Banana: Ok, ok, sabemos que as bananas são ricas em potássio, que é ótimo para os músculos, precisamente aquela parte do corpo que queremos que relaxe durante o sono. Mas sabia que as bananas também são uma ótima fonte de Vitamina B6, essencial para a produção de melatonina? Por isso já pensou em tomar esse smoothie de banana antes de ir para a cama, em vez de manhã?

6. Laticínios: Não necessariamente o copinho de leite antes de ir dormir (mas será que ainda se bebe leite de vaca?) embora este mimo possa trazer bonitas memórias de infância. Mas se já não bebe leite, há muitos outros alimentos lácteos cheios de cálcio, como o queijo (os queijos frescos, por exemplo) e o iogurte (talvez com uma deliciosa granola?). Aparentemente uma dieta baixa em cálcio pode causar dificuldade para adormecer, por isso fortaleça os seus ossos enquanto dorme. Por outro lado, os lacticínios ricos em proteína magra também são ricos em triptofano, um aminoácido que aumenta os níveis de serotonina, fazendo-o sentir-se, bem e relaxado, preparado para ir dormir.

7. Vegetais de folha verde: se está a tentar cortar nos lacticínios, mas quer dormir como um anjinho, os brócolos, a couve kale, e a rúcula são excelentes fontes de cálcio.

8. Cereais integrais: um deficit de magnésio pode causar problemas para dormir. Coma bastantes cereais integrais (incluindo bulgur e cevada) e outras delícias cheias de magnésio, como o abacate, o chocolate negro e o caju, e vai dormir melhor!

Por isso, na próxima vez que for à mercearia perto de sua casa, não se esqueça de acrescentar ao menos alguns destes alimentos à sua lista, e descubra o prazer de comer bem para dormir melhor!