Como dormir de lado sem acordar com dores de costas

Outubro 26, 2022

Dormir de lado traz vários benefícios, mas é importante fazê-lo de forma correta. Hoje vamos ensiná-lo como dormir de lado sem acordar com dores de costas.

Benefícios de dormir de lado

1. Ajuda a reduzir dores de costas

Dormir na posição errada, especialmente de barriga para baixo, aumenta a pressão na coluna, o que resulta em dores de costas ao acordar. Dormir de lado, quando feito de forma correta, mantém a coluna alinhada durante a noite, garantindo um acordar bastante mais tranquilo.

2. Reduz o risco de ressonar e de desenvolver Apneia do sono

Ao dormir de costas, as pessoas tendem a ressonar mais porque a língua “cai” para a garganta, criando uma obstrução à respiração, que resulta em ressonos. Ao dormir de lado isto não acontece, pois permite respirar de forma mais natural. É a posição recomendada para quem sofre de apneia do sono.

3. Gravidezes mais saudáveis

Dormir de lado é a posição recomendada a pessoas grávidas, pois facilita o bombeamento do sangue do coração para o corpo. Além disso, esta posição também evita que o bebé exerça demasiada pressão sobre a veia que transporta o sangue das pernas da mãe até ao coração.

De que lado devo dormir?

Não existe um “one size fits all” de lado em que todos devemos dormir. O lado preferencial dependerá dos problemas de saúde que enfrenta e dos objetivos.

Regra geral afirma-se que o lado esquerdo apresenta mais benefícios, mais especificamente para ​​para quem está grávida, ou sofre de refluxo gastroesofágico.

Por outro lado, quem sofre de insuficiência cardíaca pode sentir desconforto ao dormir do lado esquerdo e, por essa razão, deverá preferir o lado direito.

Como dormir de lado da forma correta

Dormir de lado é mais complexo do que parece, mas assim que se habituar à melhor posição, será o segredo para noites de sono melhores.

Siga estes passos para alcançar a posição correta:

1. Deite-se de lado com a cabeça na almofada.

2. Certifique-se de que o seu queixo e pescoço estão alinhados com o centro dos seus ombros e que os ombros estão alinhados com as ancas.

3. Olhe para a frente, para se certificar que o seu queixo não inclina para baixo.

4. Alinha os braços um com o outro, ou ao lado ou em frente do corpo.

5. Para melhorar a posição, coloque uma almofada entre os joelhos para aliviar a pressão nos quadris.

Escolha os produtos certos!

O colchão perfeito

O colchão perfeito para quem dorme de lado não deve ser demasiado firme que exerça pressão nos ombros, nem demasiado mole que não permita manter a coluna alinhada.

O nosso colchão Mornin’ Sunshine apresenta uma espuma inovadora que oferece a resiliência das molas mantendo o conforto da espuma. Para quem gosta de dormir de lado, recomendamos o mais duro e para quem dorme de barriga para cima o mais macio.

A almofada perfeita

A almofada perfeita para quem dorme de lado deve ser firme e alta, para manter a cabeça alinhada com a coluna. As nossas almofadas cervicais têm duas opções de alturas e são firmes o suficiente para manter o seu corpo alinhado a noite toda.

O topper ideal

Se não tem orçamento para comprar um novo colchão, os toppers são uma ótima opção para melhorar o conforto, especialmente para quem tem um colchão demasiado duro.

O nosso Tip-top topper é ideal para criar uma camada mais macia no seu colchão, tornando-se uma ótima base para quem dorme de lado.

Concluindo…

Se sempre que dorme de lado acorda com dores de costas, talvez esteja na hora de implementar algumas das nossas dicas ou até comprar novos produtos de sono!

Se ainda não dorme de lado, considere os benefícios que esta posição traz e comece a experimentar já esta noite, seguindo as nossas dicas. E, claro, garantimos que vai saber como dormir de lado sem acordar com dores de costas.