Conheça as várias fases do sono!

Nada supera a sensação de uma noite descansada, que o prenda com um acordar refrescante e sorridente. No entanto como chega até ao acordar?

O sono opera por 4 ciclos: Sono Leve 1.0; Sono Leve 2.0; Sono Profundo e a Fase REM. Iremos descobrir quais as características de cada fase do ciclo, e entender como este tem impacto na sua vida.

A primeira ideia é que uma noite de sono é composta por vários ciclos que seguem a seguinte ordem: Sono Leve 1.0 – Sono Leve 2.0 – Sono Profundo – Sono Leve 2.0 – Sono Leve 1.0 – Fase REM. No final, o ciclo repete-se, ou acordamos para mais um dia de conquista.

Comecemos pela primeira fase: Sono Leve 1.0

Assim se dá início ao ciclo, nesta fase acordamos facilmente, qualquer ruído ou mudança de luminosidade nos pode perturbar. Nesta fase já estamos de olhos fechados, e nem nos apercebemos que já estamos a dormir, sendo que os músculos ainda não estão plenamente relaxados. Apesar de ser a fase inicial podemos reparar que a nossa respiração começa a ser mais lenta.

Na segunda fase – Sono Leve 2.0

Ainda somos sensíveis a ruídos nas redondezas, por exemplo: alguém a entrar em casa, ou a caminhar pela casa, ao lado do quarto poderá acordar, assim apesar de o corpo estar mais relaxado, a mente ainda está ativa e atenta ao que está à sua volta.

A terceira fase – Sono Profundo

Já estamos em relaxamento muscular completo, e há uma sensibilidade muito reduzida a ruídos e mudanças de luminosidade.

Esta fase é particularmente importante porque é uma fase de regeneração corporal. Trata-se do momento em que o corpo recupera do desagaste da sua atividade no a dia-a-dia.

Por fim: a fase “REM”.

Mas afinal o que é o “REM”? Rapid Eye Movement, é o movimento rápido que os olhos fazem quando se inicia esta fase, adicionalmente o batimento cardíaco sobe, sendo que é nesta fase em que temos os nossos sonhos, e em que se manifesta o sonambulismo.

Para melhorar a sua experiência de sono conheça a nossa gama de produtos e tenha o seu novo acordar!