Já ouviu dizer que dormir mal faz envelhecer mais cedo? Hoje vamos falar sobre como o seu sono pode influenciar o seu envelhecimento!
A verdade é que esta relação ainda não foi muito explorada, mas todos nós sabemos que uma noite mal dormida tem um impacto imediato. Sentimo-nos fracos, irritadiços, com falta de concentração…
Então, se no dia após dormir mal sente imediatamente o impacto, imagine passados 10, 20 ou 30 anos de noites mal dormidas!
Pessoas mais velhas dormem pior…
É um facto, e este não podemos negar. Quanto mais envelhece, pior será o seu sono.
Sabe porquê?
Porque, depois dos 50 anos, a produção de melatonina na glândula pineal cai até 50% e vai perdendo qualidade. A melatonina é uma hormona que exerce uma função importante em quase todos os sistemas do organismo.
Esta hormona é principalmente importante no sono, sendo muitas vezes considerada um “tradutor neuroendócrino”, porque sinaliza o período noturno, tornando-se extremamente relevante na sincronização do ritmo circadiano (variação nas funções biológicas, que se repete regularmente com período de aproximadamente 24 horas).
Para além disto, com o avançar da idade, a fase REM do sono fica mais curta e deixamos de ter tanta capacidade de produção de DHEA (hormona que traz uma série de benefícios para o funcionamento metabólico).
Mas, resumindo…
A idade traz menos qualidade para as nossas noites de sono, quase inevitavelmente.
Mas, e ao contrário? Será que dormir mal provoca envelhecimento precoce?
O que é que acontece quando durmo mal?
Já deve ter ouvido dizer que é durante o sono que o nosso organismo exerce as principais funções restauradores do corpo:
- reparo dos tecidos
- crescimento muscular
- síntese de proteínas
Além disso, durante o sono repomos energias e regulamos o metabolismo – essenciais para nos mantermos saudáveis.
Então, se dormir mal, o que acontece?
Não completa o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e síntese de proteínas, não repõe energias e não regula o metabolismo.
Inclusive, estudos apontam que dormir 5 horas ou menos por noite pode aumentar em cerca de 15% os riscos de mortalidade de uma pessoa.
O que posso fazer para passar a dormir bem?
Existem várias ações que pode tomar para melhorar o seu sono no dia-a-dia:
- Manter um horário regular para ir dormir e acordar
- Evitar alimentos e líquidos pesados antes de se deitar
- Praticar exercício físico regularmente
- Evitar o consumo de cafeína 6 horas de dormir
- Evitar o consumo de álcool e tabaco
- Comprar um colchão e almofadas criadas a pensar no seu bem estar e para melhorar o seu sono
E já sabe onde pode comprar os melhores produtos de sono para melhorar o seu sono certo? Na ZZZ Factory acreditamos que a vida começa depois de acordar, e, para isso, preciso de dormir bem!