Estou mais velho, preciso de dormir mais?

Setembro 7, 2022

Se se tem questionado sobre se precisa de dormir mais por estar mais velho, está no sítio certo!

Neste artigo vamos esclarecê-lo sobre o número de horas de sono recomendado para cada idade, e o porquê de pessoas mais velhas precisarem de um número de horas diferente de pessoas mais jovens.

Antes de mais, qual é o número de horas de sono recomendado?

Pode consultar as horas recomendadas para todas as idades aqui.

Mas a verdade é que, quanto mais novos somos, mais horas precisamos de dormir. A Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos da América recomenda, por exemplo, que pessoas com idades entre os 14 e os 17 anos durmam entre 8 e 10 horas, e que pessoas com mais de 65 durmam entre 7 e 8 horas.

Mas porquê?

Interessantemente, pessoas mais velhas têm maior dificuldade em adormecer e também têm uma maior tendência a acordar durante a noite.

As pessoas mais velhas produzem menos melatonina – a hormona que promove o sono. Ou seja, são mais sensíveis a estímulos do ambiente enquanto estão a dormir, justificando a razão pela qual acordam mais vezes durante a noite.

Para além disso, à medida que envelhecemos perdemos gradualmente um grupo de neurónios que regula o padrão dos sonos. Então, quantos mais neurónios deste grupo se perdem, mais difícil é dormir.

Então…

Exatamente por ser tão mais difícil dormir quanto mais velho se é, é que o número de horas recomendado para esta faixa etária é menor do que o recomendado para pessoas mais jovens.

Concluindo

É essencial que percebamos a importância de boas noites de sono para a nossa saúde, para prevenirmos ainda mais problemas do sono quando formos mais velhos.

Para tal, um bom colchão e uma boa almofada são uma grande ajuda! E talvez possamos ajudar…