Insónias? Reconquiste agora o seu acordar!

Desde que a COVID-19 mudou as nossas rotinas e encolheu o nosso mundo à nossa casa é natural que a dificuldade em dormir se vá instalando, naturalmente provocada pelo stress da situação, bem como a ansiedade de voltarmos a algo que se assemelhe à “normalidade” do nosso quotidiano.

Antes de trocarmos as filas de trânsito, e a espera pelos transportes públicos, pelos engarrafamentos de fazer o pequeno almoço e o espaço ideal na mesa para fazer as reuniões de teletrabalho, a insónia abatia-se sobre cerca de 28% da população portuguesa acima dos 18 anos. Um número que hoje será, certamente, maior.

Por isso, como a vida começa depois de acordar, o que fazer quando o sono nunca mais chega, é intermitente ou simplesmente acaba cedo demais?

Deixamos 4 dicas para que reconquistar o seu acordar, e depois, quiçá, o mundo:

1 – Vamos lá mexer-nos!

Estamos em casa? Certo! Mesmo em quarentena procure fazer exercício físico 5 a 6 horas antes da sua hora habitual de sono. Além da boa forma, e ser um ótimo exercício de criatividade – quem diria que os packs de 6 pacotes de leite dariam ótimos halteres? – Consegue queimar a energia “extra” que vai acumulando!

2 – Rotina é chata… Não para o seu sono!

Todos adoramos quebrar a rotina, perseguir algo diferente. Bom… O seu sono não. Por isso chegou a hora de se implementar rotina e disciplina nas noites, para que as suas manhãs sejam surpreendentes!

Habitue o seu corpo a deitar-se a uma certa hora, e mantenha esse hábito com rigor.

Melhore os seus ciclos de sono!

3 – Cafézinho no pós-jantar? Nem pensar!

Parece óbvio dizer para evitar cafeína, se sofre de insónias, contudo é dos poucos hábitos que podemos manter em casa que simulam uma saída. No entanto repetimos o aviso: Cafeína? Não. Troque por um chá, de preferência algo relaxante que ajude no momento de visitar o vale dos lençóis e encostar a cabeça à sua confortável No Snooze.

4 – Aqui é onde a magia acontece…

O seu quarto. O refúgio para o santo descanso, mas passando a uma pergunta – O seu quarto está preparado para o melhor sono possível?

Comecemos pela iluminação: evite dormir num quarto iluminado, procure dormir sem luzes ligadas que perturbem a qualidade da sua noite – talvez esteja na hora de perder o medo do escuro?

Passemos ao som. A palavra de ordem é: Silêncio. Coloque o telemóvel em silêncio, modo avião, ou desligue mesmo. Durma sem televisões ligadas, e se for esquecido, a função de temporizador ajuda!

Certifique-se que não tem mosquitos ou moscas no quarto, nada é pior que aquele zumbido nos ouvidos que o acorda, e nós conhecemos um colchão e edredão que conseguem afastar esses convidados indesejados!

Por fim chegamos à temperatura, procure que o seu quarto tenha uma temperatura amena e confortável. Caso queira uma almofada que se mantém fresca, e que repele os mosquitos, pode sempre conhecer as nossas almofadas aqui.

Com estas dicas esperamos que durma melhor durante a quarentena, e que melhore um pouquinho a sua qualidade de sono, e de vida.

O ingrediente final é manter-se positivo e responsável. Não dê tréguas ao COVID-19, e em breve voltaremos a estar juntos!