Sleep Calculator: quantas horas devemos dormir?

Maio 24, 2021

Há noites em que dormimos 8 horas e acordamos cansados, e noites em que dormimos 5 horas e acordamos rejuvenescidos. Então surge uma questão: quantas horas preciso de dormir na verdade?

Dormir é vital para a nossa saúde e para o nosso desempenho durante o dia. Aliás, dormir pouco, ou dormir mal, pode aumentar o risco de diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, obesidade, depressão e também acidentes de viação.

Isto acontece porque o nosso organismo funciona por ciclos. Ou seja, num espaço de 24 horas, existe um período em que o nosso corpo está programado para estar menos alerta – está preparado para dormir.

Este período vai variando durante a nossa vida. Quando somos bebés precisamos de muitas mais horas de sono do que em adultos. No entanto, estes valores são subjetivos, e variam de pessoa para pessoa. Por isso, se está habituado a dormir 6 horas por noite (em vez de 7, 8 ou 9, como é recomendado) e nunca teve problemas com isso, é porque existem outros fatores que influenciam o número de horas que precisamos de dormir, como por exemplo o estado de saúde e a condição física.

Então, se tem entre 18 e 64 anos, o ideal é que durma entre 7 a 9 horas. No entanto, os especialistas recomendam vivamente que não durma menos do que 6 horas nem mais do que 11, para evitar os aumento dos riscos das doenças listadas acima.

Este artigo até lhe deu sono? Espere por logo à noite, o simples facto de tirar uma sesta durante o dia pode prejudicar os seus ciclos orgânicos.

Para concluir, não se esqueça que é muito mais fácil conseguir dormir as horas recomendadas se dormir num colchão fresco, confortável e bom para as suas costas. Achamos que está na altura de investir num colchão ZZZ Factory 😉.